Skip to main content
Notícias

Segurança do trabalho na Construção Civil: dicas e normas

By 17 de maio de 2017No Comments

Há tempos a Construção Civil é vista como um dos principais locais com potencialidade de riscos de acidentes de trabalho. Mesmo com tanto acesso a informação, como nos dias atuais, os acidentes persistem em acontecer. Seja por falta de proteção, treinamento, atenção ou até mesmo conhecimento.

Uma obra pode apresentar diversos riscos à integridade dos profissionais, como a necessidade de trabalho em altura, equipamentos pesados e cortantes, produtos químicos, fiação elétrica, entre tantos outros.

Mais do que proporcionar treinamentos e equipamentos de proteção para a equipe de trabalho, uma empresa nunca deve atuar de forma unilateral na proteção dos seus funcionários. É indispensável que todos os profissionais contribuam para a preservação da própria integridade, através de uma análise crítica dos riscos envolvidos e capacidade de concentração na execução de suas tarefas.

Sempre que houver, qualquer dúvida que seja, o funcionário deve usar de sua humildade e bom senso para se consultar com os profissionais responsáveis pela segurança da obra e seguir suas recomendações.

Separamos algumas dicas que muitos profissionais já conhecem, mas que são essenciais serem reforçadas constantemente para que todos tirem do trabalho os melhores resultados possíveis.

Lembrando que o resultado positivo para o cliente pode ser uma obra sem dores de cabeça. Para a sua empresa, o resultado positivo pode ser a execução conforme o planejamento. Para você, pode ser o dinheiro que irá receber, mas para a sua família, o que ela mais espera é poder continuar contando com o seu sorriso ao final do dia.

Dicas de segurança nas obras:

  • Organização de materiais: mantenha as ferramentas de trabalho guardadas em locais limpos e com espaços suficientes para manuseá-las. Só faça a retirada das mesmas no momento do uso e trate de guardá-la imediatamente após o uso. Materiais espalhados pela obra é um convite ao acidente.
  • Fiação elétrica: opte por guardá-las em lugares elevados, evitando tropeços.
  • Evite ligar vários equipamentos elétricos em uma mesma extensão e deixe que as instalações elétricas sejam feitas por um especialista.
  • Respeite todas as sinalizações de segurança e contribua com a CIPA indicando possíveis pontos de risco para que sejam feitas novas sinalizações.
  • As madeiras usadas como formas, tapumes, escoramentos e armação devem ter seus pregos retirados ou rebatidos antes de estocá-las e nunca deixe estas madeiras espalhadas.
  • Usar capacetes, luvas e botas reforçadas podem salvar uma vida em caso de quedas de materiais. Equipamentos de Proteções Coletivas também devem estar sempre à disposição, como: plataformas de segurança, guarda-corpo e proteção de tela.

Separamos também algumas das principais normas regulamentadoras que tratam de temas importantes referentes a segurança no trabalho, confira:

NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia e Segurança e em Medicina do Trabalho

http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR4.pdf

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-18-condicoes-e-meio-ambiente-de-trabalho-na-industria-da-construcao

NR-35 Trabalho em altura

http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR35/NR-35-2016.pdf

Vídeo da Campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho: